Oi pessoal!!! Como vão todos vocês?? Eu estou ótima e fiquei ainda melhor após ler esse livro incrível. Foi escrito por Augusto Cury que é psiquiatra, pesquisador de psicologia, autor de uma das teorias mais disseminadas sobre o funcionamento da mente e um dos autores de maior sucesso no Brasil. A teoria de Augusto pode ser chamada de duas formas: Inteligência Multifocal ou Psicologia Multifocal, porém é mais conhecida como os códigos da inteligência.
Falando sobre o livro, ele é dividido em três partes mais a conclusão.
Na primeira, ele fala sobre os tipos de inteligência, explica porque não é difícil aplicar os códigos e outras coisas mais.
Já na segunda parte, ele fala sobre as quatro armadilhas da mente, que são: o conformismo, o coitadismo, o medo de reconhecer os erros e o medo de correr riscos. Essa parte é ótima pois conseguimos nos identificar com coisas que fazemos e que possivelmente nunca saberíamos que tais são muito prejudiciais a nossa mente e, ainda por cima que, consequentemente, atrapalham a capacidade que temos de sermos cada vez mais inteligentes.
Na terceira parte, o renomado psiquiatra, explica os oitos códigos da inteligência, que são: Eu como gestor do intelecto, Autocrítica, Resiliência, Altruísmo, Debate de ideias, Carisma, Intuição Criativa e Eu como gestor da emoção. O que é bem legal nessa parte é o seguinte: cada código corresponde a um capítulo e no final de cada um, o autor colocou exercícios (para os preguiçosos de plantão: são exercícios psicológicos, não são físicos não, tá?) para podermos aplicar cada código em nossa vida cotidiana. E olha, funciona mesmo! :).
A conclusão é dividida em dois capítulos. No primeiro, Dr. Cury explica as diferenças entre os bons e excelentes profissionais, no caso, os que decifraram os códigos da inteligência e aqueles que não os decifraram. E no segundo, ele faz uma prévia de um outro livro dele (também interessantíssimo) chamado "O vendedor de sonhos" mas, esse aí é assunto para outro post ;).
Em suma: Gente, esse livro é fantástico!!! Vale a pena ler!! Super indico!
Um grande abraço,
Bárbara Lima.